03 julho 2014



Conferência de Imprensa sobre a corrida do próximo dia 19 de Julho nas Caldas da Rainha.




Teve lugar no passado dia 30 de Junho a Conferência de Imprensa sobre a corrida do próximo dia 19 de Julho nas Caldas da Rainha.

Estiveram presentes, além do Presidente dos Bombeiros Sr. Abílio Camacho e do seu Comandante Sr. José António, do representante da empresa Paulo Pessoa de Carvalho, a cavaleira Ana Batista e o representante dos forcados das Caldas, Sr. Óscar Carvalho.

Houve por parte de todos os intervenientes uma referência ao que a corrida para si representava e de que forma a encarava, tendo sido um factor comum o enorme empenho e expectiva que por razões diversas, todos sentem em relação a esta iniciativa.

De realçar a comparação que foi feita dos bombeiros com os toureiros e com os forcados. Na verdade, os soldados da paz enfrentam os seus medos de uma forma corajosa e irredutível, são pessoas que não viram as costas ao perigo e estão sempre prontas a intervir! Estas qualidades humanas características dos grandes, são também elas essenciais a quem pisa uma arena, pois sem a valentia e coragem não se é toureiro ou forcado, assim como sem valentia e coragem não se é bombeiro!

Foi apresentado pelo presidente dos BVCR o que é a sua actividade, quais as maiores carências da instituição e dito, que iniciativas destas só podem trazer benefício aos bombeiros e motivação aos Soldados da Paz pelo reconhecimento que lhes é prestado, independentemente da vertente financeira que também tanta falta lhes faz.

Relembramos que nesta corrida, será entregue ao representante dos BVCR no intervalo da mesma e após apurado o número de bilhetes vendidos,  o valor que se conseguiu através da iniciativa.

Relembramos o cartel para  este dia:

Cavaleiros:
- Ana Batista
- Lea Vicens (apresentação em Portugal)
- Salgueiro da Costa
Forcados:
- Vila franca e Caldas
Toiros:
- 3 de Pinto Barreiros e 3 de São Torcato


Sendo uma corrida de cariz social e humanitário, revertendo por cada bilhete vendido, reverterá 1 euro para os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, com um aliciante cartel de competição, com preços muito acessíveis, com a possibilidade de ajudar uma instituição como os Bombeiros, razões não faltam para vir a esta corrida de toiros e encher a praça de toiros das Caldas da Rainha no próximo dia 19 de Julho.

Vamos aos toiros!

Toiros & Cultura
Paulo Pessoa de Carvalho

01 julho 2014

Paco Velásquez tenta na ganadería do Eng. José Luis Sommer de Andrade






O toureio Paco Velásquez esteve no dia de ontem na ganadaria do Eng. José Luís Sommer de Andrade, onde tentou algumas vacas de preparação para o próximo dia 26 de Julho, onde como se noticiou esta semana fará a sua apresentação de matador de toiros em Portugal, na sua de terra de Riachos, acompanhado do maestro António Ribeiro Telles primeiríssima figura do toureio e de Duarte Pinto que recentemente triunfou nas praças de toiros da Moita, Chamusca e Santarém, remata este cartel de autêntico luxo os forcados Amadores dos Riachos! Os toiros a lidar pertencem as ganadarias de Manuel Veiga, Paulino Da Cunha E Silva para cavalo, e de Paulo Caetano para a lide a pé.

Paco esteve também no dia anterior (sábado), na ganadaria de Sesmarias Velhas propriedade do matador de toiros Fernandos Dos Santos...

30 junho 2014

Imponente curro de Ribeiro Telles para Vila Franca






As Figuras de Amanhã na Tradicional Garraiada da Sardinha Assada



Como manda a tradição, a praça de toiros Palha Blanco recebe na madrugada de 5 para 6 de Julho pelas 02:00 da madrugada a tradicional garraiada da sardinha assada.

No ambiente único e próprio desta festa, a mais emblemática garraiada do panorama taurino português coloca este ano frente-a-frente os dois sexos, diante de exemplares da prestigiada ganadaria de Prudêncio. Em praça os jovens calções Andreia Oliveira, Mafalda Robalo, José Moreira e Francisco Parreira, rivalizam entre si, numa noite onde pegam em solitário os mais jovens forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Para finalizar a noite, sairá à arena da emblemática praça de toiros um toiro para os mais afoitos!

Quem vencerá o duelo? Ninguém pode perder este acontecimento.

Grandes Reportagens