24 maio 2014

Já temos o Vencedor do Sorteio!

O FELIZ CONTEMPLADOdo Sorteio do Jornal de Tauromaquia Olé e da Empresa Aplaudir SA com 2 bilhetes para assistir no domingo dia 25 de Maio à Corrida da Moita é: 


João Pedro Gomes Pinto.

Parabéns João Pedro Gomes Pinto.




Mano a Mano Histórico, 20 de Junho nas Caldas da Rainha

Importante

O acontecimento mais esperado está aí!!!

Bom dia a todos,

É com grande satisfação e maior expectativa, que venho dar a notícia que considero Histórica e sem qualquer dúvida, uma daquelas que irá de forma mais intensa, marcar a temporada taurina 2014!

Esta organização está a cabo de um novo e grande projecto, a TAUROESTE, que com apoio de Paulo Pessoa de Carvalho, organizará este importante acontecimento.

No dia 20 de Junho sexta-feira pelas 22h00, terá lugar na Praça de Toiros das Caldas da Rainha, o “Mano a Mano”mais esperado, o mais desejado pelos aficionados e aquele que poderá ser um marco importante de confirmação do caminho até aqui traçado para os seus intervenientes, onde cada momento será de empenhamento total, para se sair “vencedor”.

João Moura Jr e João Ribeiro Telles Jr

Irão defrontar-se na arena das Caldas da Rainha, perante 6 toiros de três ganadarias distintas, as quais muito brevemente serão anunciadas, sendo o critério de escolha baseado em tipo de toiros de diferentes características e pertencentes a ganadarias de renome, que possam proporcionar aos artistas, tudo o que se espera deles:

Arte
Recursos
Raça
Valentia
Imaginação
Espírito de vitória


Estamos certos que esta será uma corrida para a história, onde tudo será jogado, onde perder não é permitido.

Para pegar esta extraordinária e única corrida de toiros, estarão em praça dois prestigiados grupos de Forcados:

Amadores de Santarém
Amadores das Caldas da Rainha

Contamos encher a praça de toiros das Caldas da Rainha neste dia, é objectivo que todos os aficionados marquem presença, é objectivo que a corrida seja um êxito artístico, é objectivo que todos os intervenientes triunfem!

Paulo Pessoa de Carvalho

22 maio 2014

Abonados do Campo Pequeno com desconto em Cáceres

Os abonados do Campo Pequeno beneficiarão de um desconto de 25 por cento nos bilhetes para as corridas da feira de Cáceres que se realiza nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, segundo um acordo estabelecido pelas duas empresas.
Para beneficiar do desconto, os abonados deverão apresentar o respectivo cartão no acto de pagamento dos bilhetes, que poderão ser reservados através do telefone 0034 685 11 92 53, ou através do Campo Pequeno pelo mail: tauromaquia@campopequeno.com.
A primeira corrida, será um mano-a-mano entre os matadores estremenhos Antonio Ferrera e Miguel Ángel Perera, para lidarem um concurso de ganadarias com toiros de Zalduendo, Victorino Martin, Jandilla, Alcurrucén, Adolfo Martín e Fuente Ymbro.
No dia 1 de Junho, o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza lidará dois toiros de Luis Terrón e os matadores Enrique Ponce e Alejandro Talavante enfrentarão 4 toiros de Nuñez del Cuvillo.
As corridas começam às 18h30 locais.

"Cegonha" de regresso á familia Bastinhas




A “cegonha” regressou á família Bastinhas. Desta feita Marcos Tenorio Bastinhas e Dália Madruga, através do facebook, deram a feliz noticia. Marcos não cabe em si de contente:” é sempre uma notícia que nos enche de felicidade. Ser pai… só por si a palavra pai, com apenas três letras, tem um amplo sentido de alegria e responsabilidade. Penso que é um desejo de todos os homens, quando partilhamos a vida, com outra pessoa que nos faz feliz. É a continuidade da família. O João vai ter um irmão ou uma irmã e está radiante. Para a semana saberemos, a Dália está gravida de 12 semanas e até ao momento tem passado bem." Entretanto no passado dia 24 de Abril Ivan Nabeiro foi pai da pequena Beatriz que é o encanto dos avós Joaquim e Helena Nabeiro Tenório. Para o avô Joaquim Bastinhas …“tem sido um ano fantástico. Eu e a Helena não poderíamos estar mais felizes. Agora foi o Marcos e a Dália que nos deram a notícia que irei ser avô de novo. Outro neto vem a caminho…não posso estar mais feliz!”. E a expressão no rosto do maestro é isso mesmo: felicíssimo!

Campo Pequeno deu início à 2ª fase de venda de Abonos


Já se iniciou a 2ª fase de venda de abonos para a temporada 2014 no Campo Pequeno. Para quem não conseguiu adquirir anteriormente, tem agora a oportunidade de o adquirir a um preço mais reduzido, uma vez que já não está incluída a primeira corrida, mantendo-se o desconto de 15% no valor da temporada.

Para além do desconto no valor do abono, existem muitos outros benefícios para abonados do Campo Pequeno, nomeadamente o estacionamento gratuito na praça, 10% de desconto nas restantes praças geridas pelo Campo Pequeno, descontos em lojas e espaços de restauração existentes na praça, descontos em outros espaços de restauração em Lisboa e em alguns grupos hoteleiros.
Em anexo seguem a tabela de preços e o flyer da 2ª fase de venda.
Paulo Pereira

Olé 320 – Já NAS BANCAS



Destaques:

Pág 2
– Editorial: Um apelo à memória taurina dos aficionados. I Director: Francisco Morgado
- Bilhete Postal: AOS AFICIONADOS À FESTA DE TOIROS I Texto: Joaquim Tapada
- Feira do Cavalo em Jerez. Na corrida de rejoneio, os três cavaleiros saíram a ombros

Pág. 3
- Elvas: Parabéns APPACDM. I I Texto: Marco António Gomes
I Fotos: Emílio de Jesus

Pág. 4
- No rescaldo da corrida de Elvas. I I Fotos: Emílio de Jesus
Pág. 5 e 6
- Monumental Celestino Graça - 50 Anos. I Texto e fotos: publicados em suplemento especial no jornal Correio do Ribatejo
de 09.05.2014)

Pág. 6
- Tauromaquia no feminino: Rosa Tavares. I Texto e Fotos: Ana Meira

Pág. 7
- Social: Caras na nova temporada do Campo Pequeno.  I Fotos:
Emílio de Jesus

Pág. 8 e 9
- Campo Pequeno - Toureio de primeira água em noite com lotação esgotada. I Texto: F. Morgado
I Fotos: Emílio de Jesus

- Publicidade:Restaurante Qtª do Bispo

Pág. 10 e 11
- Feira do Cavalo do Posto Santo e a nova Capela da Praça de Toiros Ilha Terceira

Pág. 12
- Coisas & Loisas. I Texto: Joaquim Tapada
- Apontamento… Joselito «EL GALLO», Pureza de uma Elite!

Pág. 13
- Memórias da Festa I Texto: Luís Miguel Barroso
- Toiros Célebres I Texto: Luís Miguel Barroso
- Faleceu um forcado mexicano
- Almeirim: Corrida da Família
- “O mítico José Tomás”. ! I Texto: Dr. Varela de Matos (Advogado)

Pág. 14
- Tauromaquia no feminino: Lídia Rouxinol. I Texto e Fotos: Ana Meira
. Pub +Evora


Pág, 15
- Taurogastro: Lasanha carne brava com bechamel. I Texto e Foto: Ana Meira
- Agenda Taurina
. Pub Albufeira 21 e 28 Maio

Pág. 16
- Campo Pequeno: Alternativa de Jacobo Botero

21 maio 2014

CRONICA DE ELVAS



























Joaquim Bastinhas maestria e poder em Elvas Cartel importante o do passado sábado, 17 de Maio em Elvas, na corrida a favor da APPACDM de Elvas, e ao qual o publico marcou presença ao preencher dois terços da lotação do Coliseu Elvense. Lidaram-se 6 toiros da ganadaria “Passanha”, que foram encastados e mansos, destacando-se o terceiro, quarto e quinto a proporcionarem melhores condições de lide. Quanto aos cavaleiros, Moura e Bastinhas demonstraram todo o seu saber e experiência, com o de Elvas a arrancar um grande êxito, já que onde faltou toiro sobrou cavaleiro. Aliás Joaquim Bastinhas, durante toda a lide, sentiu bem o carinho que o público em geral tem por si, sobretudo o da sua cidade. Tito Semedo teve uma lide em crescendo e que agradou ao público.
Rui Fernandes entendeu na perfeição o seu oponente e com o seu toureio bulidor, saiu da arena de Elvas com a sua cotação em alta. João Moura Caetano, frente ao quinto da noite, um toiro que se arrancou duas vezes de largo no início da sua actuação e apesar mesmo de não ter resultado a reunião, por faltar toiro no momento do ferro, no primeiro comprido da série, Moura Caetano tocou rapidamente no público.
Nos curtos elegeu terrenos mais em curto e ferro a ferro, conquistou a assistência, com uma lide onde há que destacar ainda a forma com que rematou cada ferro. Com  uma segunda parte da corrida, onde era bem visível a competência renhida entre os cavaleiros, saiu o sexto da noite para Marcos Tenorio Bastinhas, que saiu “ por todas”, como se diz em vocabulário taurino, perante um toiro nada fácil, que ora se parava,
ora arrancava-se com dureza, até acabar por se fixar nos médios, para daí acudir aos cites sempre renitente. Marcos Tenorio Bastinhas aceitou o desafio do seu oponente e com aquele valor e raça que o caracteriza, expôs-se e expôs as montadas a terrenos de muito compromisso, arrancando o êxito que o toiro teimou sempre em negar-lho, vencendo-o de forma inequívoca, reafirmando todo o seu poder ao encerrar a sua
actuação com um soberbo par de bandarilhas montado no “Cartier”, encerrando da melhor forma uma noite de toiros no Coliseu de Elvas, em que o publico certamente ficou com vontade de regressar. Quanto aos G.F. Amadores de Alter do Chão, Elvas e Redondo estiveram em bom plano, pegando com acerto e suplantando com facilidade as dificuldades que os “Passanhas” por vezes levantaram. Dirigiu com acerto, como é seu timbre, Agostinho Borges

Inauguração Oficial FICOR - Ministra Assunção Cristas

CORUCHE organiza VI Edição da FICOR


O Município de Coruche está a organizar a VI edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça, que irá decorrer de 29 de maio a 1 de junho (Dia Nacional do Sobreiro). Este certame tem vindo a ganhar relevância face ao seu caráter interprofissional, congregando os principais atores da fileira, desde a produção florestal à indústria, incluindo a investigação.

A inauguração no dia 29 de maio pelas 17 horas, no Parque do Sorraia em Coruche, contará com a presença confirmada da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Um dos temas principais desta edição será a sustentabilidade dos montados, considerando que estes têm uma importância inquestionável no desenvolvimento rural, enquanto sistema de usos múltiplos, que carecem de um reforço da sua resiliência como garante da sua própria viabilidade económica, permitindo paralelamente ganhos ambientais e sociais fundamentais para o território.
Esta sexta edição da FICOR, alerta para a necessidade de promover uma gestão florestal sustentável, a qual se repercutirá numa melhoria da proteção do solo e na regeneração natural, reduzindo por seu turno o risco de desertificação, física e humana, bem como o risco de incêndio, de modo a tornar atrativo o investimento num setor, cujo longo prazo é um fator preponderante, onde teremos que apoiar a investigação em torno da perda de vitalidade dos montados.
Para além deste tema central, será dado destaque à inovação na fileira da cortiça, quer seja no subsistema mais tradicional, a rolha, mas também na área das novas aplicações, porque a FICOR pretende ser um certame que abarca toda a cadeia de valor, numa perspetiva interprofissional, onde proprietários/gestores florestais, industriais, investigadores, designers e outros profissionais debatam os temas fulcrais desta fileira estratégica para a economia regional e nacional.
Este ano a FICOR irá ser implantada no edifício da antiga Estação de Camionagem de Coruche que, para além de possuir uma excelente área, goza de uma importante localização estratégica, assumindo-se como o epicentro de todo o Parque do Sorraia. O Observatório do Sobreiro e da Cortiça está reservado para o programa cientifico.
Fique com os principais destaques e atividades da Feira:
Plataforma da Transação da Cortiça
Criada pela APFC, a Plataforma também conhecida comoBolsa da Cortiçapretende melhorar as condições de comercialização desta matéria-prima, através da amostragem e avaliação da cortiça de cada produtor de modo a que seja mais fácil concretizar negócios. Após a FICOR, esta Plataforma estará patente, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Conferências e DebatesDurante o evento e do ponto de vista profissional e científico iremos receber o Congresso “ Visão de Futuro para a Fileira da Cortiça” (dia 30) uma iniciativa da FILCORKAssociação Interprofissional da Fileira da Cortiça, que irá debater os temas mais atuais e as principais ameaças e oportunidades do setor. Também de destacar, o seminário “A pegada de carbono da cortiça – das árvores aos produtos”  numa parceria que envolve a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior de Agronomia e a Universidade de Évora (dia 31)
UCHI – Módulo HabitacionalEstará presente para visita um modelo habitacional revolucionário eco sustentável criada com materiais amigos do ambiente, onde a cortiça tem uma função primordial.
Praça da RestauraçãoSabores do Montado
Três restaurantes apresentarão as mais deliciosas ementas em torno dos sabores do montado, túberas, cogumelos, espargos, a melhor carne de porco preto e de rês brava, entre muitos outros ingredientes, temperos e condimentos. “O Farnel”, “O Choupo” e “Leitão dos Poceirão”
Provas de VinhoUm importante espaço de promoção dos vinhos portugueses e da rolha de cortiça como único vedante que oferece as melhores condições de conservação do vinho, com destaque para os Vinhos do Tejo, tratando-se da região vitivinícola à qual pertencemos.
Coruche Fashion Cork
A noite de sexta-feira dia 30 será glamourosa, com a passerelle a reunir as mais recentes tendências da cortiça no que toca à moda. Jovens designers e costureiros conceituados apresentam neste evento as suas criações assim como peças de bijuteria neste material nobre, versátil e ecológico.
Corrida de ToirosNo dia 31, a Praça de Toiros vai-se encher para assistir a uma grandiosa Corrida de Toiros. Ana Batista, Marcos Bastinhas, Salgueiro da Costa são os cavaleiros que prometem um grande espetáculo. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Coruche, estando previstos seis soberbos toiros da Veiga Teixeira
Concerto com BergEste ano um grande concerto irá lotar certamente a Praça de Água. Berg, o vencedor do programa FACTOR X da SIC marcará presença na FICOR, com um concerto muito especial. O músico é multi-instrumentista e compositor profissional há cerca de duas décadas. O espetáculo terá lugar no sábado à noite, dia 31.
Programa “ Portugal em Festa” - SICNo dia 1 de junho, dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça teremos no recinto novamente um programa televisivo de grande audiência, o que reflete a importância deste certame. O “Portugal em Festa” da SIC estará em direto de Coruche com seis horas de emissão, exclusivamente dedicadas a promover a FICOR e o concelho de Coruche. Durante o programa será “executado” pelo público presente na Feira, um grande mural totalmente composto por rolhas de cortiça para o qual convidamos todos os visitantes a participarem.
Lazer no Montado
Os participantes podem desfrutar das inúmeras possibilidades de lazer no montado, das quais destacamos o passeio de BTT, o passeio pedestre, passeio de balão de ar quente ou passeios a cavalo. Realizar-se-á também a 10ª Corrida das Pontes e da Família, uma reconhecida prova de atletismo no concelho de Coruche que conta sempre com grande participação.
O programa completo do evento está disponível, nos respetivos sites e páginas do facebook.
www.cm-coruche.pt


Corrida de Albufeira - 21 e 21 Maio


20 maio 2014

Actuações de Diogo Peseiro em França



O novilheiro português Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, actuará a 6 e 17 de Julho, nas feiras taurinas das cidades francesas de Eauze e Mont de Marsan, respectivamente.
Em Mont de Marsan, a novilhada será um concurso de ganadarias francesas.
Peseiro, que obteve um grande êxito dia 10 de Maio em Abiul, quando prestou provas para Novilheiro Praticante, actuará dia 19 de Junho no Campo Pequeno na novilhada do abono de 2014.
Nessa ocasião, Peseiro alternará com a nova figura da novilharia espanhola, José Garrido, partilhando o cartel também com os cavaleiros Manuel Vacas de Carvalho (Praticante) e Luis Rouxinol Júnior que presta provas para Cavaleiro Praticante e os forcados amadores de Arruda dos Vinhos, perante novilhos de Murteira Grave.

18 maio 2014

Portalegre 6 Junho - 45 anos GFA de Portalegre


Campo Pequeno (5 de Junho), na qual tomará alternativa Jacobo Botero


CAMPO PEQUENO: Abertura de temporada taurina bate recordes de público



A corrida de inauguração da temporada 2014 do Campo Pequeno, que decorreu esta quinta feira dia 15 de Maio em Lisboa, numa noite de grandes emoções, obteve lotação esgotada, posicionando-se como uma das melhores lotações de sempre. 
O público acorreu em massa o que fez com que a abertura desta temporada alcançasse cifras fantásticas com um crescimento de 78% de espectadores em relação ao ano de 2013 e de 46% em relação a 2012.

Estão lançados os dados para uma temporada única que promete grande afluência de público e grandes espetáculos na catedral mundial do toureio equestre. 

Direcção de Tauromaquia Campo Pequeno, SA