27 setembro 2015

EH! TOIRO, NA CHAMUSCA!


EH! TOIRO, VOLTA A SER NA CHAMUSCA!
Decorre este fim-de-semana na Chamusca, entre os dias 25 e 27 de Setembro, a segunda edição do «Eh! Toiro», certame taurino idealizado por um grupo de aficionados da terra e que face ao êxito registado na sua primeira edição, regressa em 2015 com o mesmo objectivo do ano passado, promover a cultura taurina no concelho, num encontro de aficionados.
Do programa constam variadissimas e interessantes manifestações taurinas, como sejam, encierros, entradas de toiros, demonstrações de toureio a cavalo e a pé, operações de maneio de gado bravo, sendo o ponto alto do certame, o concurso de cernelhas a realizar no Sábado
26 de Setembro, na praça de toiros da Chamusca, com inicio aprazado para as 14 horas e no qual mostrarão as suas aptidões dezasseis dos mais importantes e categorizados grupos de forcados do nosso país. Além da festa em si, haverá ainda lugar para um passeio hipico, folclore, sevilhanas, fados e outras atracções musicais, tão do agrado dos visitantes do certame.
O certame abrirá as suas portas pelas 20 horas do dia 25, estando prevista a actuação do Rancho Folclórico da freguesia da Parreira meia hora depois, seguindo-se pelas 22 horas um encierro, que atravessará a rua principal da vila, desde os paços do concelho, até à praça de toiros. Pelas 22 horas e 30 minutos, haverá lugar a uma largada de toiros e à meia noite, actuação do conjunto musical Bezourinhos del Ferdinand, prosseguindo a diversão nocturna, com a actuação do Dj Farinha.
No Sábado 26, pelas 10 horas da manhã, Passeio Hipico, seguindo-se pelas 14 horas o já referido Concurso de Cernelhas e pelas 20 horas, actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico
de Pinheiro Grande. Segue-se às 22 horas, a actuação do grupo de sevilhanas da Golegã, Las Rocieras e pelas 22 horas e 45 minutos, uma largada de toiros; a festa segue noite fora com a actuação do grupo musical Los Romeros e do Dj Pedro Galinha, que fará as delicias dos mais nostálgicos, com músicas dos anos 70, 80 e 90.
O evento fecha no Domingo 27, havendo a destacar como actividades deste dia, a demonstração de maneio de gado bravo pelas 10 horas da manhã, seguindo-se pelas 15 horas, a actuação do grupo de cantares local Juntanima e ás 16 horas, demonstração de toureio a cavalo e a pé na praça de toiros. Pelas 18 horas e 30 minutos, actuação do grupo Acordatecla e
a encerrar o certame, pelas duas e meia da manhã, para os apreciadores de fado, pois bem aí está uma animada noite fadista até ao romper de alva.
Face ao êxito alcançado na primeira edição, a organização espera que o evento possa vir a superar as expectativas criadas no ano transacto, o que desde logo auguramos sucesso na edição deste ano.