15 março 2014

Pedro Noronha e João Martins

Alunos da escola de Toureio José Falcão, 
actuam no próximo domingo em Albacete.


Os alunos da Escola de Toureio José Falcão, Pedro Noronha e João Martins, actuam em Albacete(Espanha) numa Classe Prática, organizada pela Escola de Albacete, lidam e matam novilhos de Guardiola.
José Manuel Rainho

Bilhete Postal

OS TOUREIROS e OS ARTISTAS

Talvez não haja uma classe profissional da qual emanem tantos artistas como a dos Toureiros ! Muitos deles, ainda em actividade, dão azo a sua imensa propensão, quer para as Letras, Artes e Música, quer para a Poesia, o Fado e Artesanato. É muito significativo o número de Toureiros que se dedicaram à Escultura, à Pintura, à Escrita, à Música, à Poesia e ao Artesanato. Tudo isto demonstra à saciedade que os homens habituados a lidar toiros, com todos os perigos que essa actividade representa, refinam a sua sensibilidade pelas áreas em que põem à prova os seus sentimentos mais puros. E é por isso que fico revoltado com algumas figurinhas, que nada sabendo de Tauromaquia, tão pouco da sua envolvência espiritual, tenham a desfaçatez de aconselhar, ou mesmo legislar, quanto à idade dos jovens que frequentam os espectáculos tauromáquicos, na medida que os mesmos podem ser prejudiciais à sua formação ! ... Porém, em meu entender, o que faz mal às crianças e jovens são alguns programas de televisão, os jogos de "playstation", a utilização sem controlo da Internet, os filmes pornográficos, as bebidas de origem duvidosa, o álcool, o tabaco, etc. etc..e não os Toiros. O que deve merecer a melhor atenção aos responsáveis da nossa juventude é fiscalizar as idades dos frequentadores das discotecas, o consumo desalmado de bebidas alcoólicas e de tabaco, as reduzidas horas de sono dos jovens, as velocidades a que se deslocam nos seus carros, algumas vezes sem estarem habilitados, e muitas e muitas outras coisas altamente prejudiciais à sua formação. Não são as corridas de toiros que, como o disse atrás, prejudicam a juventude, porque a Festa de Toiros cria em cada toureiro, ou simples aficionado, um cidadão válido de grande sensibilidade.

JOAQUIM TAPADA

Março marçagão

manhãs de inverno tarde de verão…
Em Abril, águas de mil…

Dr. Varela de Matos


Este adágio popular, espelha bem, os tímidos dias de Primavera e as ultimas resistências do “rei inverno”, que teima em agarrar-se ao seu “trono” de onde sopra fortes ventanias…
Festivais, festivaleiros, apresentações, limpezas de currais, desbastes de cavalos, experiencias, novos passes, tourei o de salão…
Começa pois a temporada com altos e baixos.
Aficionados, empresários, apoderados, artistas, todos com a consciência de que ainda há muito por “limar”, “desbastar”, “olear”, para fazer esquecer o duro inverno da paragem e desabrochar as tardes primaveris.
Este é o estado de espirito “reinante”.
Vamos aos festivais e às primeiras corridas, à espera de “manhãs de inverno” e recebemos “tardes de verão”.
Março, Marçagão…
Por vezes, as nossas expectativas são goradas e temos “manhãs de verão” (ilusórias manhãs de verão) e “tardes de inverno”, quando saímos das praças, lamentando dinheiro do bilhete que pagámos e o tempo que perdemos…
Sonhámos ilusionados com faenas de encantamento, em tardes primaveris e “deram-nos” tardes de tédio, aborrecimento e desencanto.
É. A festa tem estes mistérios…
Depois de cada deceção, juramos não voltar “lá”. Não mais queremos ir lá “vê-lo”, porque pela enésima vez não “esteve bem”. Rapidamente alteramos o nosso estado de espirito… Voltamos a acreditar… desta vez é que será… na próxima é que “Ele” (ou “Ela”) sairá em ombros… com uma multidão a aplaudir e a gritar “Torero” ou “Torera”.
O nosso espirito também imita o adágio Março Marçagão… mesmo quando temos tardes de inverno e manhãs de verão, sonhámos em manhãs de inverno e tardes de verão.
E, é com esse espirito que rumamos, à antiquíssima e Portuguesíssima terra Oliventina, na margem esquerda do Guadiana, ocupada há 200 anos… pelos castelhanos…
Logo a seguir virão tardes de Abril (com águas mil) na Maestranza, junto ao Gualdiviquir…
Este ano estará mais “pobre” de figuras, porque as “Primeiríssimas” fizeram um “manguito” à empresa…
Oxalá o São Pedro, não nos faça gesto igual e possamos desfrutar em Sevilha tardes de Abril, sem águas mil… porque os “demás” também merecem uma oportunidade… de ouro…
Pairará no ar a ausência do “maestro dos Maestros”, O Senor El Juli… madrileno radicado em Olivença… mas não importa, Las Ventas é já… em Maio! E lá iremos…

ATCT-Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica


OFERECE LUGAR DURANTE O SEU “III CURSO DE AFICIONADOS PRÁTICOS”, A UM ALUNO/A DO CLUBE TAURINO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALTER DO CHÃO:


Com o intuito de apoiar o toureio apeado em Portugal, fomentar afición, mas premiando, simultaneamente, o excelente trabalho realizado pelo Professor Marco Gomes, e pelo Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, decidiu a Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica disponibilizar um lugar, gratuito, para que um aluno/a do referido Clube possa frequentar o “III Curso de Aficionados Práticos” da nossa Associação, a realizar nos dias 12, 13 e 14 de Abril.
Da mesma forma, assumiu a ATCT, que o “IV Curso de Aficionados Práticos”, ainda este ano, mas em data a revelar, será levado a cabo precisamente em Alter do Chão, numa versão totalmente gratuita, para que todos os alunos das escolas pertencentes ao Agrupamento, que assim o desejem, possam ter o seu primeiro contacto com a Tauromaquia, pela mão de alguns dos nossos mais reconhecidos maestros.
Ao professor Marco Gomes, e ao matador de toiros Sérgio Santos “Parrita”, que desde a primeira hora disponibilizaram toda a sua ajuda, deixamos, desde já, o nosso agradecimento.

Ricardo Dias Pinto Presidente - ATCT-Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica
www.atct.org.pt -https://www.facebook.com/atctauromaquica

“MATADORES DE PORTUGAL”







Realizou-se na noite de sábado, 1 de Março, um evento dedicado aos “Matadores de Portugal”, organizado pelo Grupo Tauromáquico "Sector 1" e que reuniu muitos sócios e amigos para um serão de casa cheia e de pura afición. Depois de um agradável jantar servido no Restaurante “Leão d’Ouro”, seguiu-se uma conferência proferida pelo Coronel José Henriques, que brilhantemente traçou o percurso do Toureio a Pé em Portugal, com uma lucidez e paixão, que o tornam único e dos mais "desejados" conferencistas. 
Uma noite em que muito se aprendeu e que serviu também como uma singela homenagem a todos os nossos "toureiros de ouro".
Sector 1 Grupo Tauromáquico


III Curso Aficionados Práticos


"Apesar da boa adesão que o III Curso Internacional Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos está a ter, a ATCT - Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica decidiu adiar este curso para data a firmar durante o periodo de férias de Páscoa que decorrerá no próximo mês de Abril.
As razões que nos levam a tomar esta decisão prendem-se com a instabilidade do tempo, aliada às cheias e alagamentos na zona da Golegã, que condicionam os acessos ao tentadero, bem como boa prática do curso que é dado na maior parte do tempo ao ar livre. Estamos certos da compreensão de todos.


Ricardo Dias Pinto
Presidente
ATCT-Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica


BARREIRA DE SOMBRA – NA WEB NA TEMPORADA 2014


Tal e como havíamos em tempos anunciado, o programa de tauromaquia «Barreira de Sombra», realizado desde há 26 anos (13.06.1987) por António Lúcio, procurou várias soluções para mante uma emissão de rádio nos termos tradicionais, numa estação emissora que tivesse expressão verdadeiramente regional e pudesse potenciar a festa brava numa emissão de uma hora. Esta solução está ainda pendente e aguardamos algumas respostas.
Na realidade, os nossos esforços não obtiveram, até ao momento, a resposta que pretendíamos e, por esse motivo, investimos mais numa forma de jornalismo na internet, e onde os testes iniciais que fizemos com áudio e vídeo deram bons resultados, garantindo que, desta forma, o «Barreira de Sombra» estará de volta até ao final destes mês e com a vantagem de que o poderá escutar e ver também sempre que o desejar.
Através do nosso blogue, http://barreiradesombra.blogs.sapo.pt, acedemos à plataforma de media com vídeo, criando um programa de tauromaquia mais dinâmico, com as crónicas, o cartaz de toiros, as notícias, as figuras em destaque e as fotos de cada corrida, num suporte vídeo, com voz e música, e que certamente será do agrado de todos quantos são seguidores do blogue e também da nossa página no facebook onde, automaticamente, todos os conteúdos do blogue ficarão disponíveis.
Para os senhores empresários, apresentaremos a divulgação de cartéis de forma mais dinâmica, em vídeo e com música de fundo. Para os entrevistados, as suas entrevistas ficarão sempre disponíveis… Para os aficionados, mais informação e mais imagem e som, que sabemos serem do agrado de todos.
Para além de avançarmos com este novo desafio, um programa de rádio na net, manteremos as nossas colaborações habituais com o jornal Olé, a revista Contra Barreira, o site Touro e Ouro, o programa de Paulo Beja na Ribatejo e outras colaborações que possam vir a contecer.
Em 2014, estaremos mais activos na defesa da Festa Brava, com este novo projecto WEB que, esperamos, mereça a confiança de todos os elementos da nossa tauromaquia. E a opção RÁDIO mantém-se, ainda, em aberto.
António Lúcio

14 março 2014

A sensibilidade de Ana e a beleza do Alentejo




A sensibilidade da cavaleira Ana Batista, foi mais do que suficiente para aceder à solicitação do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, para estar presente na inauguração da exposição de Maria Manuel Rovisco na sexta feira dia 7 em Alter. Assim, a cavaleira apadrinhará o ato com início pelas 10h, e é mais uma iniciativa do Clube Taurino na valorização da mulher.
A exposição de pintura estará aberta na EB 2,3/Sec. Padre José Agostinho Rodrigues em Alter e nela se mostram os frutos, flores e cores da paisagem alentejana, sendo que a autora nutre um carinho muito grande pela província alentejana, tal como Ana Batista, que enquanto cavaleira tauromáquica adora desenvolver toda a sua arte por estas paragens onde tem grande popularidade.
Marco Gomez

PELA PORTA DOS SUSTOS…

…da Real Maestranza de Sevilha, em 3º lugar, na corrida ali realizada em 8 de Abril de 1991, saiu o toiro «Bienvenido», de João António Romão de Moura, que pela sua superior qualidade, foi ovacionado no arraste. A sua lide tocou ao matador Fernando Lozano, que nem de longe chegou para tanta bravura. José Luís Parada e Pepe Luís Vasquez completaram a terna.

                                                                                                                               Luís Miguel Barroso


Memórias da Festa

19 de Março de 1994: Badajoz: alternativa do matador José Luís Gonçalves (volta e orelha), com o toiro «Artista», nº 35, de 400 kgs, de Cebada Gago, cedido por Juan Mora (orelha), na presença de Finito de Córdoba (orelha).

20 de Março de 1904: Madrid: confirmação de alternativa de Rafael «El Gallo», com o toiro «Barbero», de Veragua, cedido por Lagartijo-Chico.

21 de Março de 1947: Alhandra (Vila Franca de Xira): faleceu Rufino Pedro da Costa, cavaleiro tauromáquico de reconhecida valentia.

22 de Março de 1905: Caldas da Rainha: nasceu Faustino da Gama, famoso ganadeiro.

23 de Março de 1947: Barcelona: com o toiro «Comerciante», de Juliana Calvo, cedido por Gitanillo de Triana, na presença de António Bienvenida e Agustin Parra «Parrita», recebeu a alternativa Diamantino Vizeu, o primeiro português a tornar-se matador de toiros.

24 de Março de 1960: Portalegre: nasceu João António Romão de Moura, destacado cavaleiro e criador de bravo, de incomparável trajectória.

25 de Março de 1951: Lisboa (Campo Pequeno): apresentação do matador António Caro.

26 de Março de 1924: Golegã: nasceu o cavaleiro e bandarilheiro profissional Frederico dos Santos, o primeiro aluno da escola de toureio da Golegã, orientada por Mestre Patrício Cecilio.

27 de Março de 1834: Lisboa: nasceu o bandarilheiro Francisco Vaz Toste «O Caixinhas».

28 de Março de 1974: Barbate (Cádiz): nasceu José António Canales Rivera, matador de toiros.

29 de Março de 1931: Madrid: estreia na capital espanhola, da ganadaria portuguesa de José de Lacerda Pinto Barreiros, cuja novilhada foi estoqueada pelos diestros Ricardo González e Félix Rodriguez II.

30 de Março de 1997: Lisboa (Campo Pequeno): alternativa do bandarilheiro Manuel dos Santos «Becas».

31 de Março de 1929: Salvaterra de Magos: ao tentar executar uma pega de cernelha, a um toiro desembolado de Ernesto Ferreira Jordão, foi gravemente colhido, o valoroso cabo de forcados Edmundo de Oliveira.

1 de Abril de 1791: Castelo Branco: nasceu Rafael José da Cunha, lavrador e criador de bravo de enorme projecção, o primeiro criador português a lidar reses em Madrid.

2 de Abril de 1940: Alquerías del Niño Perdido (Castellón): nasceu Manuel Molés Usó, critico taurino de enorme projecção.

3 de Abril de 1862: Alfeizerão (Alcobaça): nasceu o cavaleiro, forcado, bandarilheiro amador e ganadeiro, Vitorino de Avelar Froes.

4 de Abril de 1968: Angra do Heroísmo (Açores): apresentação em público, na Praça de S. João, do cavaleiro João Carlos Pamplona.

5 de Abril de 1964: Lisboa (Campo Pequeno): estreia na capital portuguesa e pela primeira vez vestido de luces, do então novilheiro Ricardo Chibanga, que ali prestou provas para praticante.

6 de Abril de 1947: Lisboa (Campo Pequeno): das mãos do conceituado Agostinho Coelho e lidando um toiro de Norberto Pedroso, recebeu a alternativa o bandarilheiro chamusquense António Lázaro.

7 de Abril de 1833: México (D.F.): foi inaugurada a praça de toiros de «San Pablo».

8 de Abril de 1962: Sevilha: na sua residência e com um tiro de revólver, suicidou-se o genial matador Juan Belmonte.

9 de Abril de 1924: Lisboa: nasceu o toureiro-cómico Luís Filipe Rodrigues Mendes Leal.

10 de Abril de 1965: Preces (Carregado, Alenquer): nasceu Rui Bento Pereira Cordeiro, «Rui Bento Vasquez», matador de toiros, apoderado e actual administrador da praça de toiros do Campo Pequeno.

11 de Abril de 1976: Almeirim: prestou provas para praticante, o cavaleiro João Ribeiro Telles.

12 de Abril de 1925: Lisboa (Campo Pequeno): apresentação em Portugal, do valente matador jerezano Juan Luís de la Rosa.

13 de Abril de 1943: Golegã: nasceu Rui de Souto Barreiros, notável forcado e cabo de forcados.

14 de Abril de 1979: Lisboa: faleceu Rogério Pérez «El Terrible Pérez», notável crítico taurino.

15 de Abril de 1900: Madrid: faleceu o espada Tomás Parrondo «Manchao».

Luís Miguel Barroso


Diogo Peseiro e Sérgio Nunes


TauroGastro - Lasanha de carne brava com bechamel


Reunião Magna das Associações Taurinas


As Associações representativas do sector tauromáquico em Portugal reuniram-se hoje, dia 13 de Março de 2014, para promover a união dos agentes da Festa e traçar caminhos de e para o futuro, tendo-se chegado às seguintes conclusões:

1. A Tauromaquia encontra-se num momento determinante para poder fortalecer e potenciar a sua posição na sociedade portuguesa.

2. Os problemas que afectam a Festa, quer internos quer externos, apenas serão ultrapassados com um compromisso sério e colectivo de todos os seus agentes: Empresários, Toureiros, Ganadeiros e Forcados.

3. Esse compromisso traduziu-se hoje num acordo entre as várias Associações sendo que, de ora em diante, todos os espectáculos tauromáquicos em Portugal, bem como os agentes que neles participam, deverão cumprir regras e contribuir, na medida das suas responsabilidades, para a defesa, promoção e divulgação da Tauromaquia.

4. Essa defesa, promoção e divulgação da Tauromaquia está a cargo da Protoiro – a Federação de todos nós - à qual todos os agentes deverão prestar o seu apoio.

5. O apoio ao Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, obra assistencial de incontornável mérito e importância, passará também a constituir obrigação de todos aqueles que fazem da Tauromaquia sua profissão.

6. Os associados das associações signatárias não organizarão ou participarão em espectáculos tauromáquicos organizados ou em que participem agentes que não cumpram, antecipadamente, as suas obrigações para com o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses e para com a Protoiro.

7. Pela primeira vez na história da Tauromaquia Lusa foi alcançado um acordo histórico, traduzido num consenso alargado e numa consciência comum.

8. A oportunidade hoje criada não pode ser desperdiçada, pelo que o compromisso hoje alcançado deve ser interiorizado e cumprido por todos aqueles que pretendem devolver a Tauromaquia ao lugar onde ela merece estar na Sociedade Portuguesa.


João Santos Andrade 
Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide

João Ribeiro Telles
Presidente da Associação Nacional de Toureiros

José Fernando Potier
Presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados

Paulo Pessoa de Carvalho
Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos

Lisboa divulga cartéis para 2014



A Sociedade Campo Pequeno, SA convocou uma conferência de imprensa 
para a próxima terça-feira, dia 18 de Março, às 18 horas. 

O objectivo será a divulgação dos primeiros carteis naquela praça, que farão
parte do abono de 2014.

Já é sabido que serão menos as corridas a realizar durante a temporada, mas 
em contrapartida os responsaveis têm adiantado que haverá muitos motivos de 
interesse na composição dos espectáculos.

Esta conferência de imprensa será a+resentada pelo departamento de 
espectáculos taurinos de que é director Rui Bento Vasques.

João Moura Caetano

JOÃO MOURA CAETANO 
COMEÇA TEMPORADA EM TERRAS DE ESPANHA

É já no próximo fim de semana que o máximo triunfador das últimas temporadas taurinas, 
o cavaleiro João Moura Caetano, inicia a sua temporada 2014. 
Em excelente forma e com uma quadra de cavalos de luxo, João Moura Caetano começa a nova temporada cheio de ilusão e com o grande objetivo de ser mais uma vez triunfador.
No próximo Domingo, dia 16 de Março inicia-se mais uma época que promete ser cheia de surpresas e sobretudo cheia de triunfos que voltarão certamente a marcar as noticias tauromáquicas dos próximos meses.
João Moura Caetano começa assim a temporada 2014 em Calamonte (Espanha). 
Que os triunfos sejam marcantes e que os aficionados continuem a respeitar e a consagrar uma das grandes figuras do nosso toureio em Portugal.
Tem sido um percurso sólido e de enorme trabalho e muita inspiração aquele que tem marcado a carreira de um cavaleiro de arte e de muita verdade!
Que volte a ser de novo mais uma grande temporada. 
Que a sorte e a inspiração façam sempre parte do toureio.





Comunicado OLÉ- Jornal de Tauromaquia