05 abril 2014

Praça de Toiros do Campo Pequeno - abono da temporada de 2014


Tertúlia Tauromáquica Terceirense apresentou o programa das Sanjoaninas 2014






Duas corridas à portuguesa e uma corrida apeada, nos dias 21, 24 e 29 de Junho, são o “prato forte taurino”, do vasto programa das Festas das Sanjoaninas, programadas para a semana grande da cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.
No que respeita a ganadarias, há este ano novidades importantes. 
Na primeira corrida, a 21 de Junho, que será de oito toiros, estão anunciados exemplares de Ascensão Vaz, Peñajara, Albino Fernandes e João Gaspar.
Lidarão Vitor Ribeiro, Tiago Pamplona, João Pamplona, Rui Lopes e Jacobo Botero, com pegas dos grupos da Tertulia e do Rama Grande.
Na corrida concurso de ganadarias, a 24 de Junho, estarão exemplares de Murteira Grave, Varela Crujo, Pablo Romero, Albino Fernandes, Rego Botelho e João Gaspar.
Os cavaleiros anunciados são Vitor Ribeiro, Rui Lopes e Jacobo Botero. Pegam três grupos de forcados. Os da Tertúlia, os mexicanos de Mazatlán e os do Ramo Grande.
Os grupos de forcados serão os da Tertúlia Terceirense, os do Ramo Grande e os de Mazatlan.
A feira taurina encerra no domingo 29, com a habitual corrida apeada. Miguel Angel Perera, Juan José Padilla e Juan Leal, que lidarão exemplares de Rego Botelho.
Três carteis muito fortes, com vários aliciantes, entre os quais se destaca a possibilidade de as ganadarias locais ombrearem com representantes do continente e de Espanha.
A Feira Taurina das Sanjoaninas, mantém assim o selo de qualidade que têm carimbado as suas anteriores iniciativas, fazendo atrair àquela ilha muitos aficionados 
de várias partes do mundo.
Edgar Vieira

04 abril 2014

FALAR DE TOIROS ESTÁ DE VOLTA



Dando seguimento ao projecto que iniciei no ano passado, o FALAR DE TOIROS - espaço que continua a ter como “slogan” as grandes entrevistas - regressará em 2014.
A primeira emissão irá para o “ar” na próxima Quarta-feira, dia 2 de Abril, no endereço www.falardetoiros.blogspot.com.
Rui Bento Vasquez, gestor taurino do Campo Pequeno, aceitou o meu desafio para ser o primeiro convidado de 2014.
Uma entrevista que resultou intensa e variada, durante a qual Rui Bento “confessou-se”. Entre outros temas, falou da sua experiencia à frente da Monumental de Lisboa, dos cartéis recentemente apresentados, das dificuldades impostas pelo ambiente, das restantes praças de toiros que gere e dos seus toureiros…
Como é hábito em Rui Bento, uma entrevista com um discurso directo e exigente…
“Cheguei em 2006 para a reinauguração do Campo Pequeno e as coisas foram acontecendo, logicamente numas épocas melhores, noutras menos bem, mas o contexto ajudou e os resultados apareceram; evidentemente que não é a realidade de hoje em dia, e ao fim de 8 anos, de facto, as coisas tornam-se mais difíceis, mais complicadas...”
Catarina Bexiga

X Tourada do Tomate é Domingo em Salvaterra de Magos


Devido à intempérie que se fez sentir no passado fim-de-semana e conforme noticiado a X Tourada do Tomate realizar-se-á no próximo domingo, 6 de Abril, pelas 17:30 na Praça de Toiros de Salvaterra.
Apesar de todas as tentativas das empresas Emoção e Tauroleve, bem como do próprio, o cavaleiro João Ribeiro Telles será substituído no referido espetáculo, por motivos pessoais e inalteráveis, pelo cavaleiro Manuel Telles Bastos, sendo o restante cartel composto pelos inicialmente anunciados João Salgueiro e Paulo Jorge Santos, e os forcados amadores de Évora e Vila Franca.
Lida-se nesta corrida 6 toiros da nóvel ganadaria Alves Inácio, que farão a sua estreia.

Tauroleve
tl

Eleições na Tertulia Tauromauica Terceirense






Texto e Fotos: João Edgar Candeias Vieira

Apresentação do Relatório de Atividades e Contas e eleição dos novos Órgãos Sociais da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Na passada sexta-feira na Sede da Tertúlia Tauromáquica Terceirense reuniram-se em assembleia geral para apresentação das contas referente a 2013 tudo correu na mais perfeita normalidade sendo as mesmas aprovadas por unanimidade, tal como na eleição para os novos órgãos sociais. A lista “A” e única existente presidida uma vez mais por Arlindo Teles e tal como se diz que equipa que vence não se mexe foram assim eleitos por unanimidade para o Biénio 2014/2016 os seguintes sócios:

Assembleia Geral
Presidente: Adolfo Ribeiro Lima
Vice-Presidente: José Baldaya da Câmara do Rego Botelho
Secretario: Carlos João Ávila

Conselho Fiscal
Presidente: Joaquim Mário Grilo Pires
Secretário: Maria Fátima S. Fernandes Rocha Ferreira
Vogal: Laura Maria Correia Dias Corvelo de Sousa

Direcção
Presidente: Arlindo Paulo de Freitas Teles
Vice-Presidente: José Figueiredo Gouveia de Castro Parreira
Secretário: José Paulo Rodrigues Pacheco de Lima
Tesoureiro: Francisco Homem Lima de Mendonça
Vogais: 
Alberto Lopes Lobão
Francisco José Castro Coelho Machado
Pedro Bettencourt Cardoso Correia

Fim-de-semana triunfal para Diogo Peseiro










Depois de no sábado ter cortado uma orelha, na novilhada de Huelva, a um novilho de José Luis Cochicho, registando uma actuação redonda sem ter sido bem rematada com a espada, Diogo Peseiro foi apurado para a final do Bolsin Taurino de Zamora.
Peseiro participou no domingo, em Villalpando, na semi-final deste bolsín, sendo apurado para a final que se realiza, na castiça praça de Toro (Zamora), no próximo sábado, dia 5 de Abril.
Diogo Peseiro e a Academia de toureio do Campo Pequeno dão assim mais um importante passo de afirmação no panorama taurino internacional

Paulo Pereira
Relações Públicas e Comunicação
SRUCP - Soc. Renovação Urbana Campo Pequeno, S.A.

30 março 2014

Corrida de Salvaterra de Magos Adiada para o Próximo Domingo - 6 de Abril


As empresas Emoção e Tauroleve tudo fizeram para levar por diante o espetáculo mas a chuva caída durante a manhã e a instabilidade climatérica prevista para a tarde obrigaram a tal decisão. Por motivos de intempérie a corrida prevista para a tarde de hoje na Praça de Toiros de Salvaterra ficou adiada para o próximo domingo, 6 de Abril.
Ambas as empresas tudo farão para o que espetáculo do próximo dia 6 de Abril seja um grande acontecimento.

Huelva- José Luís Cochicho Triunfo Ganadero. Diogo Peseiro soma e continua



O ganadero José Luis Cochicho obteve na tarde de ontem um significativo triunfo na praça espanhola de Huelva, ao serem cortadas aos novilhos com o seu ferro que ali  lidou no espectáculo do Ciclo de Classes Práticas a favor do Banco Alimentar daquela cidade espanhola. Os novilhos de Cochicho, deram excelente colaboração aos jovens actuantes daquela tarde.
Entre eles encontrava-se o jovem Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureiro do Campo Pequeno, que mostrou desembaraço e bom desempenho com as bandarilhas e na faena de muleta. No final, deu volta à arena com uma orelha que lhe foi outorgada com justiça.

Colóquio “Imprensa Taurina – Andamos bem informados?



Foto: Fernando Clemente

Realizou-se na noite da passada sexta-feira na sede do Grupo Tauromáquico ‘Sector 1’, um colóquio subordinado ao tema “Imprensa Taurina – Andamos bem informados?” e que contou com um elenco de luxo como oradores. 
No Salão Nobre do octogenário Grupo, reuniram à mesma mesa, quatro dos mais conceituados actuais críticos taurinos portugueses João Queiroz (revista Novo Burladero), Miguel Alvarenga (Farpas blogue), António Lúcio (Barreira de Sombra) e José Cáceres (Arte & Emoção), aos quais se juntou o espanhol Álvaro Acevedo, jornalista de renome, actual director da revista taurina Cuadernos de Tauromaquia. 
Sob a batuta do Dr. Paulo Pereira, também ele antigo jornalista da Agência Lusa, o debate  decorreu com muito interesse, focando tópicos pertinentes relacionados com o estado actual 
da Imprensa Taurina.
E foram muitos os que quiseram presenciar esta iniciativa, enchendo a sala para assistirem a 
um colóquio que teve a duração de 3h15m, com muita intervenção por parte dos presentes e 
que no final consideraram esta, como mais uma organização de sucesso do G. T. “Sector 1”. 
Cada um dos críticos opinou e defendeu os seus ideais, tendo sido unânimes nalguns pontos 
sobre a Imprensa Taurina, nomeadamente que esta: 
- actualmente é caracterizada por um amadorismo e carência de cultura taurina; 
- deve ter o papel de informar e formar os aficionados; 
- a publicidade na imprensa taurina perdeu a sua essência; 
- a exigência que se deve pedir aos toureiros e ao toiro, deve partir do público mas principalmente da imprensa taurina; 
- apesar da grande expressão a nível de público nas praças de toiros, existe um distanciamento da imprensa generalista à Tauromaquia; 
- a imprensa taurina mais não é que o reflexo actual da Festa que temos.