21 maio 2014

Inauguração Oficial FICOR - Ministra Assunção Cristas

CORUCHE organiza VI Edição da FICOR


O Município de Coruche está a organizar a VI edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça, que irá decorrer de 29 de maio a 1 de junho (Dia Nacional do Sobreiro). Este certame tem vindo a ganhar relevância face ao seu caráter interprofissional, congregando os principais atores da fileira, desde a produção florestal à indústria, incluindo a investigação.

A inauguração no dia 29 de maio pelas 17 horas, no Parque do Sorraia em Coruche, contará com a presença confirmada da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Um dos temas principais desta edição será a sustentabilidade dos montados, considerando que estes têm uma importância inquestionável no desenvolvimento rural, enquanto sistema de usos múltiplos, que carecem de um reforço da sua resiliência como garante da sua própria viabilidade económica, permitindo paralelamente ganhos ambientais e sociais fundamentais para o território.
Esta sexta edição da FICOR, alerta para a necessidade de promover uma gestão florestal sustentável, a qual se repercutirá numa melhoria da proteção do solo e na regeneração natural, reduzindo por seu turno o risco de desertificação, física e humana, bem como o risco de incêndio, de modo a tornar atrativo o investimento num setor, cujo longo prazo é um fator preponderante, onde teremos que apoiar a investigação em torno da perda de vitalidade dos montados.
Para além deste tema central, será dado destaque à inovação na fileira da cortiça, quer seja no subsistema mais tradicional, a rolha, mas também na área das novas aplicações, porque a FICOR pretende ser um certame que abarca toda a cadeia de valor, numa perspetiva interprofissional, onde proprietários/gestores florestais, industriais, investigadores, designers e outros profissionais debatam os temas fulcrais desta fileira estratégica para a economia regional e nacional.
Este ano a FICOR irá ser implantada no edifício da antiga Estação de Camionagem de Coruche que, para além de possuir uma excelente área, goza de uma importante localização estratégica, assumindo-se como o epicentro de todo o Parque do Sorraia. O Observatório do Sobreiro e da Cortiça está reservado para o programa cientifico.
Fique com os principais destaques e atividades da Feira:
Plataforma da Transação da Cortiça
Criada pela APFC, a Plataforma também conhecida comoBolsa da Cortiçapretende melhorar as condições de comercialização desta matéria-prima, através da amostragem e avaliação da cortiça de cada produtor de modo a que seja mais fácil concretizar negócios. Após a FICOR, esta Plataforma estará patente, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Conferências e DebatesDurante o evento e do ponto de vista profissional e científico iremos receber o Congresso “ Visão de Futuro para a Fileira da Cortiça” (dia 30) uma iniciativa da FILCORKAssociação Interprofissional da Fileira da Cortiça, que irá debater os temas mais atuais e as principais ameaças e oportunidades do setor. Também de destacar, o seminário “A pegada de carbono da cortiça – das árvores aos produtos”  numa parceria que envolve a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior de Agronomia e a Universidade de Évora (dia 31)
UCHI – Módulo HabitacionalEstará presente para visita um modelo habitacional revolucionário eco sustentável criada com materiais amigos do ambiente, onde a cortiça tem uma função primordial.
Praça da RestauraçãoSabores do Montado
Três restaurantes apresentarão as mais deliciosas ementas em torno dos sabores do montado, túberas, cogumelos, espargos, a melhor carne de porco preto e de rês brava, entre muitos outros ingredientes, temperos e condimentos. “O Farnel”, “O Choupo” e “Leitão dos Poceirão”
Provas de VinhoUm importante espaço de promoção dos vinhos portugueses e da rolha de cortiça como único vedante que oferece as melhores condições de conservação do vinho, com destaque para os Vinhos do Tejo, tratando-se da região vitivinícola à qual pertencemos.
Coruche Fashion Cork
A noite de sexta-feira dia 30 será glamourosa, com a passerelle a reunir as mais recentes tendências da cortiça no que toca à moda. Jovens designers e costureiros conceituados apresentam neste evento as suas criações assim como peças de bijuteria neste material nobre, versátil e ecológico.
Corrida de ToirosNo dia 31, a Praça de Toiros vai-se encher para assistir a uma grandiosa Corrida de Toiros. Ana Batista, Marcos Bastinhas, Salgueiro da Costa são os cavaleiros que prometem um grande espetáculo. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Coruche, estando previstos seis soberbos toiros da Veiga Teixeira
Concerto com BergEste ano um grande concerto irá lotar certamente a Praça de Água. Berg, o vencedor do programa FACTOR X da SIC marcará presença na FICOR, com um concerto muito especial. O músico é multi-instrumentista e compositor profissional há cerca de duas décadas. O espetáculo terá lugar no sábado à noite, dia 31.
Programa “ Portugal em Festa” - SICNo dia 1 de junho, dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça teremos no recinto novamente um programa televisivo de grande audiência, o que reflete a importância deste certame. O “Portugal em Festa” da SIC estará em direto de Coruche com seis horas de emissão, exclusivamente dedicadas a promover a FICOR e o concelho de Coruche. Durante o programa será “executado” pelo público presente na Feira, um grande mural totalmente composto por rolhas de cortiça para o qual convidamos todos os visitantes a participarem.
Lazer no Montado
Os participantes podem desfrutar das inúmeras possibilidades de lazer no montado, das quais destacamos o passeio de BTT, o passeio pedestre, passeio de balão de ar quente ou passeios a cavalo. Realizar-se-á também a 10ª Corrida das Pontes e da Família, uma reconhecida prova de atletismo no concelho de Coruche que conta sempre com grande participação.
O programa completo do evento está disponível, nos respetivos sites e páginas do facebook.
www.cm-coruche.pt