16 março 2014

V Festival em Vila Viçosa

Rádio Campanário

Herlander Coutinho

O cavaleiro João Moura Jr. foi aquele que mais se destacou no V festival taurino da Rádio Campanário de Vila Viçosa. No solar da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, foi a sua imagem que abriu praça aos ombros dos artistas, num cortejo solene e intimista, que, apesar de não ser a abertura oficial da temporada, serve como pedido de benção para os que nela crêem. Como disse o antigo toureiro José Trincheira (homem de fé e também da terra) em tempos aos microfones da Campanário: “Hugo, é só pedir-lhe que Ela concede!”
Voltamos a Moura Jr, que perante um toiro de Francisco Romão Tenório bem apresentado, o qual o toureiro de Monforte recebeu sem bandarilheiros e levou toureado em curto na garupa fazendo ecoar os primeiros aplausos da tarde; soube aproveitar-lhe as investidas para brilhar e sagrar-se o triunfador. Uma lide ligada e sem momentos mortos, recebeu e bregou de forma emocionante, com sortes bem desenhadas e rematadas que culminou com duas rosas, deixando bem vincado a marca Moura na arena da centenária praça de Vila Viçosa que hoje apresentava uma moldura humana a passar os três quartos de casa, numa tarde esplendida de sol.
António Ribeiro Telles lidou um toiro cinquenho da ganadaria local de José Luis Cochicho, com o qual andou regular, ficando as marcas do classicismo da Torrinha que, mesmo em doses pequenas, o sabor que fica é sempre bom.
João Salgueiro esforçou-se para triunfar perante um toiro de Pinto Barreiros que cumpriu e investiu com  alegria e deixou bons ferros o maestro da Valada, a maioria deles rematados com piruetas que chegaram ás bancadas.
Rui Fernandes não teve sorte com o exemplar que lhe tocou,  pertencente á ganadaria Torre de Onofre, propriedade de João Augusto Moura. Tudo fez para alcançar o triunfo mas realmente pouco havia a fazer mais além do que cravar a ferragem da ordem.
Marcos Bastinhas lidou um astado pertencente á ganadaria de Luis Rocha que saiu com bastante pata e encaixou bastante bem no alegre toureio do mais jovem da dinastia de Elvas. Destaque para o terceiro curto, de praça á praça,  a aguentar e a ir ao piton contrário que resultou num dos ferros da tarde. Evidente que o público não o deixou sair sem o inevitável par de bandarilhas, assinatura que tem que ficar numa lide da casa Bastinhas.
João Maria Branco arriscou e recebeu á porta gaiola o toiro mais bem apresentado da tarde que pertencia á ganadaria Grave; pena foi que a intenção e as ganas de tourear e triunfar do toureiro de Estremoz não tivessem tido correspondência por parte do astado da Galeana; uma lide esforçada que primou pela vontade.
Para as pegas três grupos de forcados Alentejanos: São Manços que teve como forcados da cara João Fortunato á primeira tentativa e Manuel Vieira á segunda; Académicos de Elvas que pegaram os seus dois toiros á segunda tentativa por intermédio de António Machado e Afonso Bulhão Martins. Pelo grupo de Forcados de Monsaraz pegou Marco Carrilho á primeira tentativa e Luis Rodrigues que dobrou André Mendes depois deste ter executado duas tentativas.
Outro dos triunfadores da tarde foi o público, que preencheu quase por completo as bancadas. Também meritório destaque para uma organização e uma Rádio que há muitos anos divulgam a festa brava, onde o segredo do sucesso, é não ter segredo.
Com a benção da Padroeira tudo é possível nesta terra… até espargos com três metros!

GALERIA DE FOTOS
Autor: Florindo Piteira